Quem somos

27 de mar. de 2011

Ruminando Ideias

"Toda angústia do povo é silenciada.
Tudo pra manter a boa imagem do Estado!"
(Plebe Rude)


O acontecimento da semana mostra um policial militar do estado do Rio de Janeiro lançando spray de pimenta numa criança, durante protesto contra a falta do pagamento do auxílio deslizamento (aluguel social).

O (des)governador Sérgio Cabral deve estar feliz com a ação do seu funcionário, pois segue no mesmo caminho: Tal pai, tal filho.

Pergunto-me o que se passou na cabeça deste PM para tal abuso de poder. Será que a menina oferecia tanto risco assim para ele? A lingua mostrada por criança pode ser capaz de ferir seu ego tanto quanto um tiro de AR-15 em seu peito? Ou seria uma medida socio-educativa?

O poder, em seu ego, entra em embulição. Ferve todo o bom-senso e tal qual capitães-do-mato, julgam e aplicam sanções; mostram total (des)preparo, (des)respeito e (des)valorização. Essa é a polícia (a)pacificadora desejada.

O Direito pertence ao Estado (como forma de controle social) e somente ele – ou designados por – pode julgar e aplicar as devidas sanções. Não seu servidor num momento de descontrole ou se achando superior (ele tem a farda!!!). E ainda dizem que estão mantendo a ordem (onde?), que fazem o sistema funcionar (cade?) . Porém quando tudo dá errado, se justificam através do baixo salário (mude de emprego, porra!). Preferem tratar suas frustações dando porrada em professores, ciclistas ou lançando spray em crianças.

“Os policiais estão bem abaixo na cadeia alimentar do capitalismo. Abaixo do estado, das classes dominantes, empresários. Só estão acima dos cidadãos que insistem em questionar a lógica perversa da qual eles também são vítimas. Ainda assim, insistem em apontar as armas para o inimigo errado.”


http://ruminantia.wordpress.com/2011/03/27/pm-ou-capitaes-do-mato-uniformizados/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: