Quem somos

28 de jan de 2009

A Liberdade que me faz carinho

Num desses dias tranquilos de Floripa, que acordo faço minha prática, dou aula, vou treinar, depois saio para dar aula novamente... no meio disso tudo encontrei uma amiga de infância ou melhor adolescência.
Saudades da Loira!!! Éramos vizinhas, grudadas o tempo todo... faculdade, balada, café da tarde, fofoca, supermercado... tudo, tudo o tempo todo.
Nos separamos quando aos 21 arrumei minhas malinhas e fui morar em San Francisco na Califórnia, ela aqui começou a namorar e nunca mais conseguimos manter a sincronia dos encontros.
Dois anos depois voltei para o Brasil, tanta coisa aconteceu neste tempo... muita transformação, novos sonhos e desilusões... a imaturidade não me deixava perceber a vida com clareza ao meu redor.
Enfim, não só ela como todas as outras amigas estavam namorando quando retornei... e agora, 6 anos depois, todas estão casadas, basicamente com os mesmos namorados de antes.
Inevitável no nosso encontro foi o conflito da minha cabeça: por que tenho sempre que ficar buscando alguma coisa – liberdade, auto conhecimento, aventura, príncipe encantado, ou o que for... por que também não casei e sosseguei?? Até que ela comentou:
“fiquei sabendo do Chile, de São Paulo, da Índia – Meu Deus guria, tu não pára!!! Pra onde vai agora??”
Bom, sorri e disse que em breve escolheria um novo local, que por hora estava feliz em Floripa... mas ao mesmo tempo aberta para novas experiências e claro cheia de vontade de colocar o pé na estrada.
Então escutei dela: “bem que tu faz, vai mesmo, tas muito certa.”
E agora heim? Decreto conflito resolvido ou dou ênfase a insatisfação do ser humano em achar que o que o outro faz é melhor que o que fazemos?
Temos uma tendência a achar que o que vem de fora é sempre melhor; as vezes ficamos na inação e quando nos deparamos com a ação de outras pessoas tomamos um susto – o que nos leva a refletir sobre o caminho que decidimos seguir. O fato é que existe um caminho, e cada um tem o seu - Dharma é Dharma - por mais que você fuja o Universo te trás de volta. Se o casamento fluiu, eis o seu papel; se viagens e outros acontecimentos se manifestaram, eis aí o Universo conspirando.

E quanto ao meu conflito (resolvido), como diria Mariza Monte:

Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho
Vivo tranquilo, a liberdade é quem me faz carinho
No meu caminho não tem pedras nem espinhos

Eu durmo sereno e acordo
Com o canto dos passarinhos

27 de jan de 2009


Conversas de MSN...

Kaká diz:
Bom diA!
Marza Leticia diz:
bom dia!
Marza Leticia diz:
what´s uuuuuuup
Kaká diz:
olha o que a Flor me escreveu
Marza Leticia diz:

Kaká diz:
KAKA! e essa sim eu acompanhei em blog pela India, com fotos espetaculares, e estorias de gargalhar. Conhecendo a Vc e a Marza, me lembrou Thelma e Louise nos cinemas. Beijos nela.
Marza Leticia diz:
eu acho q a gente devia sempre colocar nossas criticas no blog hein
Marza Leticia diz:
nunca colocamos
Marza Leticia diz:
mas se vc falar c ela manda beijos tbem
Marza Leticia diz:
ela ta na australia?
Kaká diz:
esta sim!!
Kaká diz:
e pelo que entendi muito feliz, Querida ela.
Marza Leticia diz:
acho q temos q visita-la então....hehe
Kaká diz:
é super friend de estrada..
Kaká diz:
nada facil...
Kaká diz:
temos algumas ótimas opções mesmo
Kaká diz:
acho que se não rolar san fran for good
Kaká diz:
podemos tentar a australia mesmo
Marza Leticia diz:
numa dessa já planejamos nossa thelma e louise pelo mundo ja ja
Kaká diz:
sim.. acho que tenho que ver esse filme de novo.. boa inspiraçao
Kaká diz:
assim definimos quem é quem
Marza Leticia diz:
hehe....marza e kaka...
Kaká diz:
ON THE ROAD AGAIN
Marza Leticia diz:
isso q é viver no presente
Kaká diz:
ai marza... tu sabe que eu sou doidinha né...
Kaká diz:
já fico até imaginando trilha sonora
Kaká diz:
uiui
Marza Leticia diz:
tá, temos q fazer projetinhos então....e quem sabe mandar p uma emissora dessas
Marza Leticia diz:
we never know
Kaká diz:
claro...
Kaká diz:
nunca saberemos se não tentarmos...
Marza Leticia diz:
tipo essas séries da gnt, multishow sabe
Kaká diz:
como perdemos o medo de falhar e a insegurança de errar
Kaká diz:
agora é mandar ver
Kaká diz:
sim sim...
Marza Leticia diz:
nós muito doidinhas mostramos floripa q está no topo.....depois san francisco e assim por diante....amsterdam....paris....sidney....mysore....bali....
Kaká diz:
isso isso
Kaká diz:
nesse esquema de vivenciando mesmo...
Marza Leticia diz:
mas mostrando coisas q a galera quer ver....não pontos turísticos
Kaká diz:
dando risada...
Marza Leticia diz:
isso e filosofando
Kaká diz:
pregando a liberdade
Marza Leticia diz:
mostrando q é normal ser feliz
Kaká diz:
acho que always happy and free é um super apelo
Marza Leticia diz:
com certeza
Kaká diz:
é tudo que as pessoas precisam e não se dão conta
Marza Leticia diz:
precisamos sentar e por no papel....rápido
Kaká diz:
é tb acho...
Marza Leticia diz:
todo semana nos encontramos num dia e mandamos ver em um projeto de verdade
Kaká diz:
e o que é mais legal e que podemos fazer com textos e imagens..
Marza Leticia diz:
vc sabe as tecnicas de um projeto desses?
Kaká diz:
nem que agente so escreva besteira...
Kaká diz:
não
Marza Leticia diz:
quem sabe precisamos achar um cineasta p nos ajudar?
Kaká diz:
não sei nada, nem se quer escrever
Kaká diz:
google pode dar umas dicas
Marza Leticia diz:
sim sim
Kaká diz:
manda um email para o john...
Kaká diz:
e pergunta se ele tem um módelo sei lá.
Marza Leticia diz:
tu acha q ja não pensei nele
Marza Leticia diz:
ahh perai
Kaká diz:
hehe, já pensei nele algumas vezes tb.
Marza Leticia diz:
o ricardo lida com filmagens e coisa e tal
Kaká diz:
tb pensei nele hehe
Kaká diz:
pelo jeito nossa linha esta na mesma direção
Marza Leticia diz:
precisamos ir pra são paulo
Kaká diz:
tenho pensado em arrumar casamento rico rapido :)
Marza Leticia diz:
vc sabe q se vc quiser, tem muitos gringos ai fora fazendo fila p casar c brasileira
Kaká diz:
sim sim...
Marza Leticia diz:
fica ligada então
Kaká diz:
se for meu dharma ei de encontrar rapido
Kaká diz:
estou sim.
Marza Leticia diz:
pois ele tem bancar a mulher e a amiga....hehehe
Kaká diz:
hj até li que se relacionar é uma questão de resolução
Marza Leticia diz:
eu tbém acho
Kaká diz:
e li uma coisa.
Marza Leticia diz:
what
Kaká diz:
em 72% dos casos é a mulher que termina o relacionamento
Marza Leticia diz:
sério?!
Kaká diz:
1. é emocionalmente mais forte
Kaká diz:
2. consigue na maioria dos casos ficar sozinha
Kaká diz:
3. perde muito rápido a admiração pelo homem
Kaká diz:
foi bom ler isso, eu que sempre terminei com meus namoricos
Kaká diz:
não me senti tão fora do mercado
Marza Leticia diz:
heheh é verdade...
Marza Leticia diz:
bom eu não sei de nada....vou deixar a vida me levar....
Kaká diz:
deixa a vida me levar... vida leva eu..
Marza Leticia diz:
só sei q vou mundo afora....o resto nada sei
Kaká diz:
quero mesmo é viver o presente.. pensar em ações que me tragam satisfação pessoal e me levem para longe da mediocridade
Marza Leticia diz:
aih fu
Kaká diz:
só isso mesmo... vivendo cada momentinho com intensidade
Kaká diz:
e viva a diversidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kaká diz:
homens mulheres, pretos bancos e amarelos...
Kaká diz:
paris, california, san francisco e india
Marza Leticia diz:
nossa q medo
Kaká diz:
garconete, prof de yoga, cineasta, atriz, diretora
Kaká diz:
faxineira....
Marza Leticia diz:
thats the way
Marza Leticia diz:
sem medos!!
Kaká diz:
no mais
Kaká diz:
let's be always happy and free
Marza Leticia diz:
mandei um email p saber o q vai ter no vechio
Marza Leticia diz:
if you choose hapiness....
Kaká diz:
um bom bom.. passo na frente hj e ja vejo na placa
Kaká diz:
yo got it
Kaká diz:
the right one!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kaká diz:
ich... este conversa merece ir para o blog...

23 de jan de 2009

Ursos...


É a segunda noite que sonho com ursos. Mas dá onde eles estão surgindo?? É a pergunta que não sai da minha mente que quer explicação para tudo. Bom, nunca penso em ursos, muito menos os que não são de pelúcia, grandes e que atacariam pessoas se estivessem com fome. Fui tentar achar explicações na Internet, em sites que interpretam sonhos. Uns diziam "cuidado, inimigo poderoso, mas pouco hábil", ou seja, é mas não é, outros diziam "problemas com rivais" e outro ainda, dizia que se eu lutasse com o urso teria "sucesso com finanças", o que é uma pena, pois nem encostei no pobre urso, eu só quiz é sair correndo mesmo. Mas a interpretação que mais gostei foi que "sonhar com urso é sinal de elevação do espírito, e de que a pessoa está entrando em contato com uma nova dimensão cósmica". Oba!! Mas enquanto tento descobrir conscientemente essa nova dimensão, tive um insight. Claro!! Minha nova dimensão pode ser meu novo destino...o destino possui ursos em suas terras e inclusive na sua bandeira!! Só pode ser, pois não acredito em inimigos poderosos e tampouco em rivais. Mas acredito que "quando estamos interessados em um assunto (neste caso um novo destino), tudo parece referir-se a ele - os místicos chamariam isso de 'sinais', os céticos de 'coincidência' e os psicólogos de 'foco concentrado'"(texto tirado de algum livro de Paulo Coelho). Eu diria que tudo está fluindo, que o Universo está conspirando e que o texto de Patanjali citado abaixo faz todo o sentido!!

22 de jan de 2009

Palavras do sábio Patanjali

When you’re inspired by some great purpose, some extraordinary
project, all your thoughts break their bounds:
your mind transcends limitations,
your consciousness expands in every direction
and you find yourself in a new, great and wonderful world.
Dormant forces, faculties and talents become alive,
and you discover yourself to be a greater person by far than
you ever dreamed yourself to be.

Patanjali

Quando você se inspira em algum propósito, algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos quebram barreiras: sua mente transcende as limitações, sua consciência expande em todas as direções e você se encontra em um novo, magnífico e brilhante mundo. Forças e talentos adormecidos despertam e você se descobre tão melhor do que um dia sonhou em ser.

16 de jan de 2009

Mais uma dose...

é claro que eu tô afim...

É interessante como citamos Cazuza, as composições fazem tanto sentido que fica inevitável!!
Planejando o próximo destino, vontade de colocar a mochila nas costas e simplesmente ir... virar aluna novamente, sentir novos cheiros e sabores, povos e crenças... aquela inexplicável sensação que vem do fundo, devorando, vai subindo pelo peito e agente respira fundo e quer que o tempo passe logo e finalmente chegue o dia de embarcar...

Fomos parar no Rock in Roll!!!
Dessa vez o destino é mais "profano". Claro que, mantemos a essência da busca interna, a famosa libertação!

Canibais de nós mesmos antes que a terra nos coma
cem gramas, sem drama
porque é que a gente é assim?
Mais uma dose
É! claro que eu to afim
a noite nunca tem fim
babe, porque que a gente é assim?

Foto: Banda Fred Lee no palco do John Bull

15 de jan de 2009

Lado A


Como diria Cazuza..."preciso anunciar em público a minha doença"...em breve estamos postando a nossa nova agonia do LADO A - próximo destino...

12 de jan de 2009

Lulalá!!

Até que enfim eu vi alguém se pronunciar na TV de uma maneira direta e sem medos sobre nosso presidente e nossa "falsa" crise...ele é um ator que eu não sei seu nome (e também não quero citar) que vai aparecer na nova novelinha da Índia...Tudo bem, a entrevista não era numa grande emissora conhecida, óbvio...mas concordo plenamente com ele:
"Não exite crise no nosso país, a mídia parece que quer derrubar nosso país, nosso presidente...mas eles não sabem que derrubando o Lula, eles acabam com nosso país e com o povo que a ele pertence...Eu sei que é difícil aceitar que um operário sem estudos fez o país crescer muito mais que qualquer estudioso por aí."
As palavras da entrevista não são exatamente essas, mas faço as minhas palavras então...Não acredito nesta super crise no Brasil, acredito sim no Lula (apesar de ele falar umas coisas bem engraçadas de vez em quando) que sempre defendeu o nosso país com unhas e dentes e enfrentou até uns super poderosos por aí pela sua Pátria...e não ficou por aí "doando" nossas próprias riquezas por preço de banana. Ele até saiu em uma revista internacional como um dos homens mais influentes do mundo no ano de 2008. Mas é claro que certa emissora não publicou isso...q pena!!

7 de jan de 2009

Make History

No vôo Frankfurt - Delhi em 29 de setembro de 2008, quando já não aguentávamos de tanta ansiedade para aterrisar e enfrentar os indianos, nossa amiga Kaka "roubou" uma revistinha que estava debaixo da cadeira do passageiro da frente. Folheando a tal revista ela encontrou um anúncio de um concurso de fotografia e foi logo me mostrando...nos empolgamos muito, afinal de contas o prêmio seria de 50.000 euros, e assim poderíamos já organizar as próximas viagens...sempre com o feeling muito forte de que devíamos participar desse concurso, participamos e hoje recebi um email de que fomos PRÉ-SELECIONADAS!!!! Dentre 16.109 fotos enviadas, a nossa foto/história ficou entre as 1.951 selecionadas!! HAPPY FEELINGS AGAIN!! Tudo bem que foi a foto que mandamos que eu menos acreditava, mas minha amiga Kaka acreditou...Tínhamos que escrever uma história relacionada a foto...a foto eu bati simplesmente minutos antes de sair do retiro do Vipassana!! O texto foi o seguinte: "Life is made of choices. If you choose happiness, you´ve already made the right one, no matter what." Acho que foi exatamente o que escolhemos quando saimos do Vipassana e estamos escolhendo no dia-a-dia...apenas ser feliz, aconteça o que acontecer...

Quem quiser ver a foto e quem sabe dar uma notinha é só acessar:
www.makehistory.eu
E procurar a foto chamada "Choices"!!

6 de jan de 2009





Khajuraho...um dos lugares mais bonitos da Índia que eu visitei...não só pelas suas perfeitas esculturas...ou pelo que sugerem as mesmas...mas pela paz e grandiosidade que o lugar transmite...afinal de contas, isso são templos...

Saudades


Domingueira, pós Ano Novo, me entreguei a televisão...e depois de passar por alguns canais mostrando bundas dançantes ou propagandas "não perca os últimos capítulos", "vem aí, Caminhos da Índia", parei na hora certa no canal Sportv que passava o filme "Surfando as montanhas sagradas do Himalaya". Pela primeira vez depois da volta da Índia, senti muita saudade deste país...graças é claro as sensações encravadas no meu corpo através dos meus sentidos e mente!! Isso que nem estive nos lugares mostrados no vídeo...mas o que eles tentaram mostrar foi o suficiente para reativar tudo aquilo que passei, aprendi e vivi...mas que já não lembro mais com tanta frequência. A única coisa que não tenho saudade alguma são os banheirinhos...

4 de jan de 2009

Que em 2020...

Perto do fogo, como faziam os hippies
Perto do fogo, como na Idade Média
Quero queimar minha erva
Eu quero estar perto do fogo
Quando tudo explodir
Mas não vai explodir nada
Vão ficar os homens se olhando
E dizendo: O momento está chegando
Perto do fogo, meu amor
Perto do fogo, eu queria ficar perto do fogo
No umbigo do furacão e no peito um gavião
No coração da cidade, defendendo a liberdade
Eu quero ser uma flor nos teus cabelos de fogo
Quero estar perto do poder
Eu quero estar perto do fogo meu amor...

"... eu tava aqui pensando, pensando... no ano dois mil e vinte como será que vai estar o Brasil? Será que vai ter floresta, pelo menos uma? Será que ainda vai ter um índio, dois, uma tribozinha... será que vão sobreviver, heim gente? será que a gente aguenta? Derrepente os trombadinhas crescem e viram políticos, que pena. É, o Brasil é tão bonito, não é? Um país doido este..."

Rita Lee, Perto do fogo - Bossa n´roll.

3 de jan de 2009

Sistema político espiritual


Exatamente no dia que embarquei de volta para o Brasil, a Índia sofreu um ataque terrorrista.
Essas fotos são da capa de um dos jornais mais importante do país: Bangalore Mirror.