Quem somos

8 de mai. de 2011

Sabedoria


Ontem enquanto lia um livro pequeno de tamanho, porém cheio de informações interessantes sobre a maneira como nos comportamos com o mundo e nós mesmos, me surpreendi com a luz das citações sobre os textos de Patañjali.

"No primeiro capítulo dos sutras, o Samadhi Pada, Patañjali sugere uma maneira de afastar-se da violência em direção a não violência. No sutra 1.33 ele afirma que isso é possivel 'cultivando atitudes de amabilidade para com os felizes, de compaixão para com os miseráveis, de deleite para com os virtuosos e de equanimidade para com os maldosos'.
Patañjali obviamente considera as relações interpessoais importantes e relevantes para a evolução espiritual. A amizade dos felizes nos ensinará através do exemplo o que significa estar satisfeito. A boa vontade para com os virtuosos pode nos ajudar a vencer a tendência natural para a inveja. A compaixão para com os miseráveis pode nos ajudar a aprender a sentir compaixão para com a nossa miséria. A equanimidade perante a maldade pode nos ajudar a evitar julgamentos que nos levam a odiar os outros.

O Yama e Nyama do Yoga Sutra de Patañjali por Matthew Vollmer

Nenhum comentário: