Quem somos

30 de dez. de 2010

Happy and Healthy 2011!

Fim de ano e muitas pessoas e todos os meios de comunicação anunciam que você terá mais uma chance de ser feliz - faça suas resoluções e Feliz 2011! Porque se não foi nesse ano, tente mais forte ano que vem, tente ser feliz. Que sensação de alívio e esperança isso nos traz. Sendo que, na verdade, por enquanto só existe o agora. Ano que vem ainda é futuro e se temos que tentar ser felizes é agora e não ano que vem. Teoria confirmada. Prática nem tanto.
Tenho que desabafar que este fim de ano foi um dos mais reflexivos de minha vida, pelo menos no que tange a capacidade de minha memória. E apesar de ter sido um ano tão presente, onde senti na pele o que é viver o tão sonhado e puro presente, isso me gerou um certo conflito. Talvez apenas uma questão de adaptação, mas acontece que as vezes a nossa própria educação nos cobra as respostas do futuro e o permanente apego ao passado. E isso acaba gerando a minha tão querida confusão. Mas o que posso fazer se meus planos reais cabem no máximo em 6 meses e isso porque as viagens longas requerem uma certa organização de locomoção e estadia e as marcas do passado ainda encravadas no meu corpo tento liberar com a movimentação do mesmo através de muito yoga e dança. Mas o presente, muitas vezes, me deixa tão ocupada com o próprio presente que as coisas vão simplesmente acontecendo, graças a uma conexão com 'alguém' muito forte, bem do jeitinho que passou um dia pela minha cabeça, mas que não fiquei esperando ansiosa. Mas voltando a minha reflexão, tenho a certeza que quero sim continuar a viver esse presente tão presente em minha vida e o que tenho a fazer neste final de ano é apenas esperar 2011 com um sorriso no rosto e agradecer a tudo e todos que passaram em minha vida em 2010. Tantos acontecimentos, tantas pessoas e tantos sonhos. Uns marcaram mais, outros menos, uns me ensinaram tanto, outros me apresentaram coisas novas. Uns eu amei, outros eu me diverti. Mas cada um passou por mim deixando uma lição. E são justamente todas essas lições que me deixam aqui a refletir tanto sobre toda essa correria que é ser você mesmo com tantas distrações e agradecer, limpar e desapegar do que fica em 2010. Mas enfim, estou indo lá, como que uma surpresa, apesar de ter desejado, para um lugar super tranqüilo, sem muitos agitos básicos de festas de Reveillon, me internar com meus pensamentos e reflexões e agradecer tudo o que se passou e que se passa nessa minha vida e quem sabe ainda, porque não, torcer por mais um ano borbulhante e presente! Porém, sem expectativas, para que tudo se torne uma surpresa que um dia já passou na minha cabeça.

"Abandone o passado a cada momento.

Lembre-se de abandoná-lo. Assim como você limpa a sua casa todas as manhãs, a cada momento limpe sua casa interior do que passou.

Todas as memórias psicológicas devem ser abandonadas.

Guarde apenas coisas factuais e sua mente permanecerá muito, muito limpa e clara.

Não se mova adiante de você, para dentro do futuro, porque isso não é possível ser feito. O futuro permanece desconhecido, essa é sua beleza, a sua grandeza, a sua glória. Se ele se tornar conhecido, será inútil, porque então toda a excitação e toda a surpresa estarão perdidas.

Não espere nada do futuro. Não o corrompa. Se todas as suas expectativas forem preenchidas, você ficará infeliz, porque era expectativa sua e foi preenchida. Você não ficará feliz com isso.

A felicidade é mais gostosa atravéz da surpresa ou quando acontece algo que você nunca havia esperado, quando algo o pega completamente inconsciente.

Simplesmente pense:

você ficará completamente, constantemente entediado. Nada acontecerá. Tudo será apenas uma repetição, como se você estivesse vendo algo que já viu antes, ouvindo algo que já ouviu antes. Continuamente você verá que é uma repetição de alguma coisa. E a repetição nunca poderá trazer satisfação.

O novo, o inusitado, o original, é necessário.

Medite sobre suas expectativas: se elas forem preenchidas, você se sentirá entediado, se não, se sentirá lesado. Como se uma conspiração estivesse vindo contra você, você se sentirá explorado, rejeitado. E todo o problema surge porque você tem expectativas.

Não se adiante para dentro do futuro. Abandone as expectativas.

Uma vez que você as tenha abandonado, você aprendeu a viver. Então, tudo o que acontece o satisfaz, seja o que for. Você nunca se sente frustrado porque, em primeiro lugar, você jamais esperava.

A frustração é uma sombra da expectativa.


Bhagwan Shree Rajneesh

(editado por mim)


Nenhum comentário: