Quem somos

3 de set. de 2008

Removendo obstáculos


Começa hoje, dia 3 de setembro a celebração Ganesha Chaturthi, festival que dura 10 dias honrando uma das mais tradicionais deidades Hindus.
A sílaba Ga, representa buddhi, o intelecto. Já a sílaba Na, é vijñana, a sabedoria. Portanto, além de representar o removedor dos obstáculos, Ganesha ou Ganapati, é a deidade que representa o intelecto e a sabedoria.
Em suas imagens, geralmente Ganesha está sobre um pequeno ratinho, confeso que já escutei uma dezena de lendas justificando a presença dele ali, como veículo de transporte de um "quase elefante"... imagina só, um ratinho movendo um super elefante de um lado para outro... parece irônico, mas tem uma explicação para isso.
O rato é símbolo da obscuridade, por se locomover na escuridão e em locais sujos.
Ganesha está sobre ele, pois está acima da obscuridade e da ignorância, sempre representando a sabedoria, o intelecto e claro removendo os obstáculos da nossa vida.

Lembro de uma passagem sobre Ganapati que diz:
"Imponha-me obstáculos para meu crescimento. Retira-os por meu merecimento"

Acredito que os obstáculos constantemente se impõem para que possamos superá-los, que através de atitudes conscientes consigamos extrair coisas positivas, removendo assim as barreiras que nos impedem de caminhar em busca do conhecimento, da liberdade.

Nenhum comentário: