Quem somos

9 de set. de 2008

Meditação VIPASSANA

Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.

Esta técnica é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente.

As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.

A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o Código de Disciplina recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos.
Dentro do código de conduta, não estão permitidos nenhuma interação com os demais participantes, incluindo a fala, contato físico e visual, também as demais práticas de Yoga, religiosas, físicas ou movimentos bruscos que possam interferir na harmonia e concentração dos demais.

Em breve estaremos vivenciando esses 10 dias de busca e total entrega, momentos de interiozação, contato mais íntimo com a mente, as sensações do corpo e da ALMA.
http://www.dhamma.org

Nenhum comentário: