Quem somos

25 de set. de 2010

Coisas do amor.. da vida

Agora, mais do que nunca, vou afirmar minha teoria de que todos nós estamos sempre em busca de um grande amor. Não importa muito como seja esse amor, mas precisamos daquela sensação intensa do coração.. Hoje acabei lendo essa matéria sobre a encontrar cultivar nossa alma gêmea de acordo com a Cabala:

O desejo de achar a alma gêmea parece inato — vem com a gente. É uma busca quase incessante em bares, baladas, festas, reuniões, locais de trabalho. Procura-se o par perfeito no olhar, no jeito, na conversa. E, a cada namorado, a certeza de que aquele é, finalmente, a outra metade. Mas não é tão fácil assim. Mesmo porque ninguém sabe se existe de fato essa tão aclamada alma gêmea.

E, segundo o Zohar, o principal livro da Cabala, antes de descer para este mundo, a alma tem dois aspectos complementares — um masculino e um feminino. Ao reencarnar, o masculino vem no corpo de um homem e o feminino no de uma mulher. Ou seja, a alma se divide em duas e, uma vez na Terra, terá sempre a sensação de que falta a outra metade. Encontrá-la é a maior plenitude que se pode ter.

A felicidade, entretanto, não é necessariamente imediata, mas uma conquista, afirma o professor Shmuel Lemle. Portanto, o encontro da alma gêmea passa por aí também. “Nosso objetivo aqui é identificar as falhas e corrigi-las, na tentativa de melhorar não só a sua vida, mas também a do outro. E esse encontro é para ajudar nessa transformação — por isso é pleno”.

Como encontrar?
Pelos ensinamentos da Cabala, nada vem de graça e nem (sempre) fácil. As coisas boas acontecem por merecimento. Portanto, para encontrar a alma gêmea temos de merecê-la. E o que significa isso dentro dessa filosofia? De novo, entra o conceito de correção. “A vida tem um propósito: elevar a nossa alma, identificar as falhas e mudar para melhor”, diz Shmuel. “Também é importante ajudar os outros, compartilhar. Se você está nesse rumo, está num caminho espiritual.” E isso, afirmam os cabalistas, não tem nada a ver com religião, é uma postura de vida. “Dê amor, respeito, dignidade às pessoas (família, amigos, estranhos e até inimigos) e então você estará ‘provando’ que merece sua alma gêmea”, pontua o professor Yonatan Shani, diretor do Kabbalah Centre do Brasil.

Mesmo estando nesse caminho, há outro ponto importante: é preciso querer de verdade a alma gêmea. Assim como desejamos e nos preparamos para um desafio, uma profissão ou mesmo para comprar algo especial, temos também de desejar e almejar esse encontro — o que não significa sair para a balada desenfreadamente em busca do seu par. Até porque na Cabala não existe acaso: tudo o que acontece na vida faz parte de um plano maior e também de nosso próprio esforço. Ou seja, não se encontra sem querer, sem ter uma ideia preconcebida para isso. “A palavra Cabala quer dizer receber. Mas antes é preciso se preparar. Costumo dizer que, no alfabeto, a letra S vem antes da letra T: você tem de ser antes de ter. Antes de encontrar a alma gêmea, você precisa estar bem com você”, afirma Yonatan.

E se eu não encontrar?
Claro que ter uma afinidade de alma nesse nível é algo que realmente todo mundo quer. Mas quem não estiver preparado para receber a alma gêmea pode ter a alma certa. Ou seja, a pessoa ideal para estar perto naquele momento do seu desenvolvimento. “Pode ser aquela que você precisa para ir para o próximo nível. Por isso, é importante não se apegar à palavra gêmea, mas sim à alma”, diz Shmuel. “Isso significa que não se pode olhar só para o físico, a roupa, o status. Claro que atração é importante, mas é preciso ver além disso e conectar no nível de alma. Se o casal tem uma conexão assim, tanto faz se é a certa ou se é a gêmea — ele será feliz e irá crescer. O que não dá é idealizar uma pessoa e querer que ela seja aquilo que você desejou.”

Alma certa ou gêmea, portanto, tem de encontrar seu par. “A Cabala ensina que toda e qualquer pessoa se conhece por alguma razão — namorado, marido, amigo, irmão, desafeto, ninguém entrou na sua vida à toa. Você tem de entender o porquê e aprender com isso”, diz Yonatan. Como? “Primeiro, aceitando as pessoas como são. E,se tem aquela que você não vai com a cara de jeito nenhum, tente reparar em que aspecto ela te incomoda: com certeza terá um espelho dentro de você”, responde ele.

Da mesma maneira, se um relacionamento não está dando certo, ele tem de terminar, mesmo que doa. “Você deve se perguntar todos os dias: estou com quem desejo, trabalho onde quero, estou no meu caminho? E ser corajoso com a resposta que vai ouvir. A Cabala acredita no conceito do divórcio porque todos têm de estar livres para encontrar a sua alma certa”, afirma o professor.

Mas, todo mundo sabe, não basta encontrar. Não importa se é alma gêmea ou certa. É um casal: há conflitos, diferenças e os dois têm de crescer juntos. E Shmuel dá um exemplo, em tom de brincadeira, de como no dia a dia a gente esquece disso e coloca o relacionamento no automático. “Todo mundo quer encontrar um amor, a sua alma gêmea. E gasta um monte de energia nisso: se pinta, vai para a noite durante horas. E, depois que encontra, acha que é seu e desencana”, diz ele. “A gente tem de investir no mínimo a mesma energia que investia na conquista para alimentar e regar o amor com quem se está. O certo era investir mais! Quando falta, a gente pede. Mas quero ver pedir para manter e aumentar o amor. O verdadeiro trabalho começa depois que você encontrar a sua alma gêmea.”

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI162325-17733,00-ALMA+GEMEA+EXISTE+E+A+CABALA+MOSTRA+COMO+ENCONTRAR+A+SUA.html

3 comentários:

disse...

ai que delícia...
Seguimos em frente amiga!
te amo :)

Elisa Smania disse...

Kaká,
nem sabes o quanto eu tava precisando ler isso.

adorei a última parte que fala que devemos gastar a mesma (ou mais) energia para manter um relacionamento do que para conquistar um. é totalmente o que eu acredito, e me acho praticamente a única a pensar isso.

vou até ler de novo.

Kaká disse...

Rô.. quando estava lendo isso pensei várias vezes em vc e nos namos. Sei lá, coisas do pensamento.. da vida! Love love love

Elisa, definitivamente essa foi a parte que mais me chamou atenção também. Faz tempo que não faço um frufru pro namorado, cadê a manutenção??

Beijos,