Quem somos

23 de nov. de 2009

Aqui e Agora

Para refletir sobre nossas fugas...

...foi o que eu fiz alguns anos atrás, cansada do tamanho pequeno de Floripa, fugi para longe...mais uma vez agora viajo atrás de novas experiências que minha cidade não me proporciona, mas acredito que desta vez seja apenas pelo fato de 'I can't get no satisfaction' e porque realmente estava na hora de levantar, voar e fazer...afinal de contas eu não preciso "ser alguém"...eu já sou, do jeitinho que sou...


"No começo, eu dizia brincando; agora, digo sério. Toda vez que alguém me diz que a cidade dele ou dela é pequena, digo sem piscar: "Pequeno és tu!".

Ando muito pelas nossas cidades catarinenses, muito. Volta e meia, depois de uma palestra, ouço alguém dizer que a cidade é pequena, querendo, com isso, dizer que ali são poucas as chances de crescer e ser alguma coisa na vida.
Quando ouço isso, digo que em São Paulo, neste momento, há milhares de desempregados, de suicidas escolhendo o melhor lado do viaduto para saltar sobre o asfalto. Neste momento, em São Paulo, há milhões de gente rangendo dentes, querendo estar num paraíso. E o paraíso existe, aliás, existem, são muitos. Basta que a pessoa venha dar um giro pelas cidades de Santa Catarina. Mas que fique claro aos que não aceitam a ideia: não são as cidades que fazem as pessoas felizes, são as pessoas que fazem as cidades felizes...

Sabes por que venho a este assunto, leitor pai, leitora mãe? Porque os nossos filhos precisam aprender que antes de pensar em voos mais altos precisam aprender a voar.

Acabei de ler sobre um encontro nacional de pessoas ligadas às áreas de gestão e RH. O encontro reuniu especialistas de todo tipo. Dois deles chamaram-me a atenção. Eram formados em Filosofia, falaram de tudo, desde tecnologia da informação, seus diversos aspectos, à música associada à gestão de pessoas.

Estou cansando de ver pessoas baixando a voz, tossindo, antes de dizer do curso que estão fazendo ou do diploma que têm em casa. Pessoas que ficam envergonhadas do seu título acadêmico. Não é o caso de Filosofia, que é o mais importante de todos.

Não sabem muitas pessoas que, não raro, estão sentadas sobre tronos de ouro e choram misérias como pobres. Qualquer curso pode ser transformado numa mina de dinheiro e de realizações. Em qualquer cidade. Não é o diploma ou a cidade que faz a pessoa, é a pessoa que se faz.

Se eu te perguntar agora o que tens, não importa a resposta, digo-te que tens muito. O que tens pode ser transformado em muitíssimo mais. Tudo vai depender da tua gestão pessoal do que tens na mente. Na mente, não no banco. O que nos faz a grandeza nunca está fora de nós, está sempre na mente. E isso independe de idade, diploma ou cidade.

Com o que tens agora, tens muito. O que te pode faltar é iniciativa, levantar e fazer. E, mais uma vez, isso nada tem a ver com o lugar em que estejas. E para terminar a conversa, como digo nas palestras, o melhor lugar para ser feliz é aqui... e agora."


Artigo que está no JSC, por Luiz Carlos Prates 
Postado por Luiz Carlos Prates às 07h19
Quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nenhum comentário: