Quem somos

4 de mar. de 2009

Será que já sou uma mocinha?

by Marza Tozo

Lembro bem quando era criança de ouvir minha mãe me dizer: 'Kaká, você já é bem grandinha para arrumar sua cama... onde você pensa que vai, hoje a louça é sua'. Na época achava o máximo saber que estava virando uma mocinha.
Até que um belo dia, disse que estava gostando de um menino... e o que eu ouço: 'Kaká, você só tem 15 anos, ainda é muito novinha para pensar em namorar. Se teu pai te pega'. Imagine só o que foi entender que oras eu era bem grandinha e ao contrário muito novinha...
Enfim, acredito que isso não tenha causado muitos problemas na minha educação, até porque sempre tive apoio para as maluquices que inventava. O combinado era simples, se eu fosse uma menina comportada o resto era pura aventura.
Ganhei uma mobilete sem encostar os pés no chão, com ela carimbei todos os muros da vizinhança e ganhei muitas cicatrizes. Depois entrei na fase do Mohey Boog, o pai me levava para Ferrugem, Siriú e Guarda do Embaú - era quase em busca das ondas perfeitas... nadava no rio e passava a noite no barco pescando.
Para minha surpresa, foi chegando o inverno e ganhei de aniversário um skate rosa, com joelheiras e capacete para amortecer as quedas.
E assim eu fui crescendo, me comportando e ganhando apoio nas novas empreitadas, que incluíram desde viagens a escolhas profissionais. Algumas poucas ideias meu pai não foi muito receptivo, e foram exatamente essas que não deram certo - que irônico! Lembro de ouví-lo falar: 'mas vamos lá Kaká, ver no que isso vai dar... lá na frente agente conversa e você vai me dar razão'. Assim falava a voz da experiência...
Hoje parei em frente a televisão, o filme me chamou a atenção e a cena era uma menina falando para seu amigo: 'quando somos crianças nossos pais nos incentivam a correr atrás dos nossos sonhos; já quando viramos adultos, só de citar a palavra sonho já geramos um ar de reprovação'.
Sai para correr sorrindo e satisfeita pelo apoio que recebi todos esses anos... ao mesmo tempo reconheço que a menina do filme tem toda razão... a sociedade em si nos impõe expectativas demais, isso gera medo e insegurança nos pais fazendo com que se preocupem com nosso futuro.
Como diria Renato Russo: 'são crianças como você, o que você vai ser quando você crescer...'
O que diferencia as crianças dos adultos é basicamente os anos a mais nesta vida e a influência que ambos tiveram da sociedade na formação de suas personalidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

LINDO KAKÁ !!!! TAMARA