Quem somos

9 de out. de 2008

Desejos


Outro dia escrevi sobre ser ocidental e como foi bom realizar nossos desejos sensoriais ...Dai a noite, fui ler meu livro (que eu trouxe do Brasil e que ganhei da Kaka), que coincidentemente, ou nao, e de autoria do fundador do ashram que estamos hospedadas...abro a pagina do marcador e la estava um artigo sobre desejos...
"Sem desejos, alcancamos paz e felicidade. Nos pensamos, erroneamente, que realizando nossos desejos, seremos mais felizes. Mas na verdade, e o contrario que acontece. Realizar desejos nos leva a uma felicidade temporaria nao porque o objeto de desejo foi conseguido, mas simplesmente porque o desejo temporariamente desapareceu! Se eu desejo um carro novo e eu compro um carro novo, entao meu desejo por um carro novo foi embora. Nao e o carro novo propriamente dito que me traz felicidade, mas sim o fato de eu agora estar livre do desejo por um carro novo. (dai inventamos outro desejo) Sempre tem mais. Os desejos sao como sementes no jardim das nossas mentes...Por um momento nos estamos satisfeitos, mas dai o fogo do desejo comeca a queimar novamente...Nos devemos renunciar nossos desejos. Isso nao significa renunciar felicidade ou possessao. Ao inves, isso significa se contentar com tudo. Ficar feliz simplesmente por tudo que ja temos, do jeito que temos, onde estivermos. Usar tudo que temos em beneficio do mundo. Se sentir em paz com tudo o que voce ja tem. Voce esta examente no lugar e posicao que tem que estar (para aprender sempre mais). Nao perca seu tempo pensando 'Se eu somente tivesse isso ou aquilo, eu seria feliz'... Nao vamos perder nossos preciosos momentos da vida na procura inutil de mais e mais prazeres e mais posses, propriedades e bens."

Nao acho que devemos renunciar todos os nossos desejos e prazeres, ate porque as vezes eles sao muito satisfatorios, mas nao, deixar de estar em paz e feliz, pra entrar na pira de querer muito uma coisa e deixar de curtir e vivenciar coisas que estao bem na nossa frente e que um dia irao passar...
Eu ja havia falado algo parecido sobre o contentamento, mas quando me peguei desejando exatamente aquilo que nao tinha aqui na India, realizei que estava totalmente enganada, indo na onda da minha mente a procura apenas de prazeres e apegos (e claro)...Afinal de contas estou na India numa super experiencia e isso ja e tudo para eu me sentir em paz e feliz...
(mesmo que eu tenha que enfrentar banheiros assustadores e comer num restaurante cheio de coco de vaca na frente). ehehehehe

Nenhum comentário: