Quem somos

28 de out. de 2008

Vipassana by Kaka

Vipassana Meditation, de 15 a 26 de outubro.

Vivencia:

A CHEGADA - Entramos no dia 15 de outubro, as 15:00. Ao chegar preenchemos um monte de papel, guardamos todos os nossos pertences no cofre, reconhecemos o local de meditacao, quarto e demais areas... ainda juntas e tagarelando sem parar, mas eu estava um pouco ansiosa com o que viveria nos proximos dias.

17h serviram um arroz indiano, jantamos e sentamos para descansar ate que escutei a frase: Ok, mais 15 minutos de conversa e entao iniciamos o absoluto silencio.
18h apresentacao e explicacao de como seriam as atividades durante os dias de confinamento.
19h meditacao.
20h descanso.

DIA 1 - A DOR NO CORPO
Tudo parecia super tranquilo, mas ainda estava assustada com toda a gravacao, mantras, e apos o meio dia a dor no corpo parecia insuportavel, qualquer posicao deixava minhas pernas super dormentes a ponto de nao senti-las mais, a bunda ficou quadrada literalmente, as costas, ombros da cama de madeira praticamente sem colchao e tudo mais... terminei o dia sem muito sucesso na concentracao e com muita muita dor mesmo... cai na cama e dormi profundo.

DIA 2 - O SONO
Meditacao de jejum, cafe da manha sem cafeina e mais meditacao foram me deixando sonolenta a cada minuto... impossivel de tentar me concentrar na respiracao, minha cabeca ficava caindo... quase dava com a testa no chao :) e so acordava com os super peidos e arrotos dos quase 80 alunos que tentavam se concentrar na sala.
Os primeiros sons me davam vontade de rir, nossa cultura impoe muito pudor com relacao a peidos e coisa e tal... mas na india e liberado e parecia que a comida ajudava... definitivamente um zoologico humano.
No final do dia, capotei na cama, nem vi e pensei em nada, meu sono + dor no corpo pareciam ter me dominado completamente.

DIA 3 - A MENTE
Ja me acostumando com a ideia de ficar os 10 dias naquela situacao, dormindo sentada para amenizar a dor, hj foi o dia da mente... nossa ela pirou, nao sabia o que fazer, me mandava embora, depois queria ficar, amava a India e depois ja odiava... me questionava o tempo inteiro, ria de tudo que acontecia ao meu redor, me chamava de maluca... pirei completamente e nos intervalos saia para caminhar que nem louca nos 600 m que tinhamos para exercicios leves nas horas de break (30 minutos).
Para dormir rolei muito na cama, se ficava de lado doia os ombros, de bruco os peitos e virada para cima as costas... caramba e ainda tinha 8 noites pela frente.

DIA 4 - A DOR DE CABECA
Acordei bem melhor, o organismo foi se adaptando a rotina, e no final do dia anterior eu tinha solicitado por escrito Cha preto no cafe da manha, para minha surpresa la estava um super copo esperando... hum, ai sim, comecei de verdade a meditacao e no final da tarde aprendemos a tecnica do Vipassana. Os 3 primeiros dias sao dedicados a mente, afim de acalma-la, controlar o turbilhao de pensamentos e no 4 recebemos os primeiros ensinamentos.
Ja de primeira vivenciei todas as sensacoes... tentando deixar de lado uma imensa dor de cabeca, gente doia muito mesmo... era latente... por conta da dor, rolei na cama umas 2 horas para conseguir dormir (nao podemos tomar nenhum tipo de medicamento sem a autorizacao do professor).

DIA 5 - A DOR DE BARRIGA
Acordei ainda com a cabeca latejando, fui meditar, cafe da manha e entao a dor mudou de lugar... ai que dor de barriga... um alien la dentro, doia muito, mal podia me mecher... entao entendi a razao da dor de cabeca e percebi a limpeza. Passei os intervalos no banheiro... ai ai.
Acho que eu e todo mundo, estava dificil de se concentrar na tecnica, a galera peidando, gemendo, um verdadeiro festival sonoro... barrigas gritantes se alteravam pela sala.
Mas eu estava imcorporando super bem os ensinamentos e a tecnica, vivenciando as sensacoes como deveriam, o que me deixava mais tranquila... pensei bastante em como estariam as meninas... se estavam tb vivenciando como eu, a dores e as meditacoes.

DIA 6 - O PASSADO E O FUTURO
Hj com a barriga mais calma o corpo adaptado a rotina, porem, enlouquecidamente desesperado pelo movimento... nao aguentei. A pratica era proibida, as caminhadas tinham que ser passeando... me tranquei no quarto e com muita vergonha de assumir fiz uns abdominais hehe, achei que tudo bem naquele momento... minha mente estava impossivel, pulando do passado para o futuro como um macaca, nao parava, ficava remoendo algumas coisas que passaram... e projetando muito muito mesmo o futuro. Como eu estava trancafiada naquele lugar, soltei a mente, a unica que poderia se libertar... por pelo menos um dia... casei, descasei, viajei o mundo, dei aulas de Yoga em varios locais, mudei de profissao, imaginei amigos, praias, chocolates, cervejinhas... hum prazeres... fui dormir feliz, sem ter meditado de verdade nenhuma vez.
Feliz mesmo, pois mechendo no passado perdoei tudo e todos, principalmente eu mesma!!!

DIA 7 - O DESCASO
Hj me dei conta que as sensacoes que eu sentia com a meditacao Vipassana eram as mesmas que eu conseguia na minha pratica, no momento do relaxamento final... fiquei um pouco decepcionada, pois ja estava todos essas dias sem praticar (que apego heim!!!)... entao comecei a questionar sem parar o metodo, ficava observando e criticando tudo como louca... sai mais cedo da meditacao da tarde... muita fome, estava vazia, vateada e sem muitas prespectivas com relacao ao que eu estava fazendo.
Entretanto, confesso que estava amando o silencio, foi realmente profundo este contato comigo mesmo, o confinamento faz com que voltemos nossa atencao para dentro, pude perceber e entender muita coisa... entao assumi o quanto a experiencia estava sendo incrivel.

DIA 8 - A ENTREGA
Me entreguei ao metodo, meditei profundo o dia todo, minha mente calou... sem pensamentos... tudo tranquilo... a nao ser a barriga da Marza sentada a duas almofadas da minha... Gente juro, nunca vi nada igual... as vezes me dava vontade de rir e eu nao tinha certeza que aqueles sons vinham dela, mas a direcao era, fiquei preocupa e ao mesmo tempo me diverti... fui prestar atencao na Eti e percebi que a velha que sentava atras dela era a pessoa que arrotava desesperadoramente o tempo todo... hehe tadinha!!
No intervalo assisti o show da familia de macacos que morava la... tinha um sem um braco, outro sem o rabo e outro com o rabo pela metade, tinham macaquinhos bebes lindos. Uma famila unida e divertida, vi os macacos fazerem amor, sexo, brincadeiras, brigas e tudo mais.
Dormi tranquila, mesmo com a cama que parecia me matar e a craca do meu corpo que estava ficando grossa de tanto banho de balde.

DIA 9 - A RECOMPENSA
As meditacoes hj foram as mais profundas, sou incapaz de contar o que pensei, pois acho que nao pensei em nada mesmo... minha mente cedeu a pressao, vivi intensamente todas as sensacoes, o contato comigo mesma... abstrai completamente o que nao fazia parte do retiro e vivenciei de corpo e alma o meu presente... E por estar no presente me senti livre e feliz por tudo que sou, tenho e estou neste momento da vida!!

DIA 10 - O FIM DO SILENCIO
um dos momentos mais incriveis de toda a viagem foi sem duvida as meditacoes da manha... muito forte, o grupo silencio, sem mente, peidos, gemidos, fuga... nada. apenas a meditacao... imovel, o corpo adormecia mais nao provocava desconforto, tudo que naquele momento importava e fazia sentido era a meditacao, a entrega a sensacoes e ao objetivo de estar ai passando por toda essa maluquice: ser feliz e livre!!!
Apos as 11h da manha o silencio absoluto finalizou... saimos da sala, choramos emocionadas e completamente realizadas pela experiencia, que sem duvida uma das mais incriveis que ja vivi em toda minha vida!!!
O resto do dia foi de risadas e conversas... amanha depois do cafe estariamos livres... e felizes!!!

Rotina:
4:00 - sino para despertar
4:30 as 6:30 - meditacao no hall centra
6:30 as 8:00 - cafe da manha
8:00 as 9:00 - meditacao em grupo
9:00 as 11:00 - meditacao no hall principal, residencia ou cela
11:00 as 12:00 - almoco
12:00 as 13:00 - descanso
13:00 as 14:30 - meditacao no hall principal, residencia ou cela
14:30 as 15:30 - meditacao em grupo
15:30 as 17:00 - meditacao no hall central
17:00 as 18:00 - cha break
18:00 as 19:00 - meditacao em grupo
19:00 as 20:30 - Video, discurso do Professor
20:30 as 21:00 - meditacao em grupo
21:00 as 21:30 - sessao de perguntas com o professor
21:30 - descanso.

Codigo de disciplina:
Nao matar nenhum ser vivo (inclui todos os insetos);
Nao roubar;
Nao mentir;
Abster-se de atividades sexuais;
Nao utilizar nenhum tipo de intoxicantes (remedios, cigarro, drogas, alcool, etc);
Nao misturar nenhuma outra tecnica ou filosofia de meditacao, yoga, ritual, atos religiosos, etc;
Silencio absoluto durante os 10 dias, inluindo palavras, gestos, olhares e contato fisico;
Utilizar roupas modestas e discretas e evitar o uso de acessorios;
Nenhum tipo leitura ou escrita sera permitida;
A alimentacao deve ser exlusivamente a oferecida pelo Dhamma;

Um comentário:

Anônimo disse...

Nega velha de guerra! Que experiência heim? Saiba que estou contigo à distância! leio tudinho que vcs escrevem.... Nem sempre dá para imaginar completamente o que vcs contam... acho que so vivendo!
Saudades... Claudia